Uma ou várias intâncias?
Uma pergunta que já tive que responder inúmeras vezes foi: O que é melhor ter um PWA único da empresa ou um PWA para cada departamento?
Já deveria ter escrito sobre este tema, mas lendo este post do blog do MVP Paul Mather me veio a ideia de escrever um post em português e complementar com o meu ponto de vista.
Primeiramente o post do Paul foca em Project Online, também vou seguir esta linha porque a maioria dos clientes já estão ou estão pensando seriamente em ir para o Online.
No Project Online temos alguns limites, veja o artigo da Microsoft pois um desses limites pode ser decisivo para qual caminho tomar.
Os principais limites são:
- 5000 projetos por PWA
- 2000 sites de projeto por PWA
Logo se você acredita que a empresa cria 100 projetos por ano você não terá problema, mas se a empresa cria 1000 projetos por ano, no 3º ano você já não poderá ter site para os projetos ou deverá excluir sites de projetos antigos.
Lembrando que no começo do Project Online tínhamos um limite de apenas 3 PWA por cliente, hoje a Microsoft libera a criação de até 9.999 PWA por cliente.
Na tabela abaixo vou colocar os pontos positivos de cada solução:
Funcionalidade | 1 PWA | Vários PWA |
Implantação | Geralmente mais rápida | Mais demorada, por termos que fazer várias instâncias. |
Manutenção | Mais rápida e simples | Mais demorada e mais complexa |
Campos Personalizados | Separados utilizando o campo departamento, mas corre o risco de aumentar a complexidade. | Cada instância pode ser completamente diferente |
Visões | Visões únicas para todos | Cada instância pode ser completamente diferente |
Modelo de segurança | Complexo para atender vários departamentos com um único modelo de segurança. | Simples pois cada instância teria seu modelo de segurança |
Recursos | Muito mais simples, um único pool de recursos, podendo controlar capacidade e utilização de forma nativa. | Aqui começa um dos problemas, se tivermos recursos em duas instâncias, não conseguiremos ter capacidade e utilização sem agruparmos as instâncias utilizando relatórios |
Apontamento de horas | Não tem como ser diferente por departamento. | Cada instância pode ser completamente diferente |
Relatórios | Muito mais simples e fácil de fazer relatórios já que todos os dados vem de uma única fonte. | Mais complexa, podendo ficar quase impossível se as instâncias forem muito diferentes uma das outras. Além da performance em gerar esse relatório trazendo dados de várias instâncias. |
Na tabela acima pensei na maioria dos casos, mas consigo pensar em mais de uma resposta em alguns casos, como por exemplo: Implantação, em uma instância pode ser mais simples, se tivermos muita complexidade devido as necessidades dos departamentos pode se tornar complexas, já há casos em que tendo várias instâncias pode simplificar.
Como podem ver, não existe receita de bolo, temos que ver cada caso, as restrições tanto da ferramenta quanto do cliente para então tomar alguma decisão.
Eu geralmente tento direcionar para uma instância única por trazer mais facilidade na manutenção, mas nem sempre é possível.
Espero ter ajudado.
Abraços,
André
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