Um dos recursos que mais reclamei com o time de produto de não termos no lançamento do Microsoft Project for the Web (P4W) a criação de campos personalizados. Ainda não temos tudo o que eu queria, mas ja é o primeiro passo.
Criando campo personalizado
Vou mostrar o recurso primeiro e depois explico melhor o que acho que ainda falta.
Imagine que queremos inserir mais detalhes sobre as tarefas. Neste caso podemos criar um campo do tipo texto para inserir mais informações.
Vou mostrar os passos que eu fiz:
- Clique em “Adicionar coluna“
- Depois clique na primeira opção: “+ Novo Campo“
- Uma caixa será aberta e poderemos escolher 4 tipos de campo:
- Texto
- Data
- Número
- Sim/Não
- Para o nosso exemplo vamos escolher o tipo “Texto“, colocar o nome do campo como “Detalhes da tarefa” e clicar em Criar
Como podem ver na imagem abaixo, o campo esta criado. Podemos inserir dados direto da tabela ou quando abrimos as informações da tarefa:
Análise
Agora que mostrei a criação, vamos na minha análise. Primeiro acho bem fácil e interessante o próprio usuário poder criar os campos personalizados. Mas alguns pontos que achei falho:
Não podemos criar campos da empresa, apenas de projetos. Se quisermos criar vários campos e replicar em outros projetos devemos criar os projetos usando o primeiro projeto como modelo ou recriar os campos na mão em cada projeto.
Como os campos não são da empresa, mas apenas do projeto, não da pra criar campos personalizados do projeto, apenas da tarefa. Isso prejudica muito ao criar relatórios. Imagine que você queira criar um campo chamado Departamento do Projeto.
Outro ponto é que os campos são criados e guardados em um local não acessível, logo não da pra criar relatórios com eles.
Acho que foi o primeiro passo, mas espero poder ver nas próximas atualizações melhorias para estes pontos que pontuei.
Abraços,
Andre Xavier