Após a instalação do pacote de atualização cumulativa de Junho de 2012 os serviços windows Microsoft Project Server Events Service 2010 e Microsoft Project Server Queue Service 2010 são desabilitados.
Podem ser encontradas referências sobre o mesmo problema causado pela instalação e configuração de pacotes de atualização anteriores e dentre as soluções propostas uma delas se mostrou efetiva também para o pacote de Junho (http://social.technet.microsoft.com/Forums/da-DK/projserv2010setup/thread/b8fbc36a-b484-4a65-8989-89149925f11d).
Após reiniciar o servidor os serviços são iniciados normalmente porém em aproximadamente 1 hora eles são novamente desabilitados e não é possível reiniciá-los manualmente pois é apresentada mensagem de timeout.
Ao tentar verificar o status do aplicativo de serviço do projeto na Administração Central ele consta como Iniciado:
Ao tentar Parar e Iniciar o aplicativo de serviço, os status dos serviços windows são alterados temporariamente para Iniciando e em seguida voltam a ficar desabilitados.
O seguinte procedimento pode ser executado para solucionar o problema:
- Pesquise no registro (regedit.exe) pela seguinte chave: HKLM\System\CurrentControlSet\Control
- Adicione ou modifique os seguintes valores:
- ServicesPipeTimeout (DWORD ) ==> Value: 60000 (decimal)
- WaitToKillServiceTimeout (STRING) ==> Value: 120000
- Reinicie o servidor
Após a reinicialização do servidor os serviços são iniciados normalmente e podem também ser reiniciados manualmente.
Passada uma hora o Heath Analyzer (em execução da regra “One or more services have started or stopped unexpectedly.”) desabilitará novamente os serviços. Depois disso faça o seguinte:
- Nos serviços windows Microsoft Project Server Events Service 2010 e Microsoft Project Server Queue Service 2010, configure o Startup Type para Automatic e não inicie os mesmos.
- Pare e inicie novamente o Aplicativo de Serviço do Project na Administração Central e agora os serviços windows devem ser iniciados normalmente.
Boa sorte!
Abraços,
Breno