Blog do Project - Tudo que você queria saber sobre Microsoft Project

Project 2010: Sincronizando o Project com o SharePoint

Sua empresa possui Sharepoint (Qualquer versão! Isso mesmo, até a Foundation), ainda não possui o EPM, mas você deseja que mais pessoas vejam seu cronograma e até mesmo atualizem o status de cada tarefa?

Para um grupo pequeno de pessoas até um departamento, podemos pensar numa solução gratuita, mas ao mesmo tempo muito boa.

Uma das novidades do Project Professional 2010 é a possibilidade de você sincronizar o Project com o SharePoint. Esta sincronização pode ser feita de duas maneiras:

  1. Cria-se uma lista inicial no Sharepoint (se desejar envie para os membros da equipe e stakeholders para que adicionem mais atividades à lista). Então você pode sincronizar esta lista com o Project e adicionar mais atividades. Depois ao sincronizar as novas atividades aparecerão na lista do Sharepoint.
  2. Você criar o cronograma no Project e ele criar uma lista de tarefas no SharePoint que você deseja sincronizar. (se desejar envie para os membros da equipe e stakeholders para que adicionem mais atividades à lista). Ao sincronizar, as novas atividades aparecerão no Project.

Demonstração:

 

· Em um determinado projeto eu tenho uma lista de tarefas cadastradas.

clip_image002

· Abra o Project Professional localmente (sem conectar ao Servidor).

clip_image004

Vá em ARQUIVO > SALVAR E ENVIAR > SINCRONIZAR COM A LISTA DO SHAREPOINT.

Informe a URL do site do projeto onde sua lista esta criada, depois clique em VALIDAR URL. Ao aparecer o nome de sua lista, clique em SINCRONIZAR.

clip_image006

Observação: Neste momento, não use uma URL que contém o nome da lista de tarefas que deseja usar.

URL com nome da lista http://epm2010/PWA2/Sincronizacao%20Com%20Sharepoint/Lists/Tarefas/AllItems.aspx

URL a ser usada

http://epm2010/PWA2/Sincronizacao%20Com%20Sharepoint

clip_image008

Você pode selecionar uma lista já criada ou inserir um novo nome e  depois clicar em Sincronizar.

 

Minha lista esta criada em Tarefas. Após sincronizar, meu Project ficou assim.

clip_image010

Repare que as tarefas estão criadas no MODO MANUAL, mas agora com o lançamento do Service Pack 1 para o Project Server 2010 (Leia sobre o Service Pack 1) as tarefas no MODO AUTOMÁTICO também poderão ser sincronizadas.

Adicionei novas atividades e inclui mais informações nas atividades herdadas da lista.

clip_image012

OBS.: O nome do recurso deve ser igual ao nome que existe no seu servidor.

Vá em ARQUIVO > SALVAR E ENVIAR > SINCRONIZAR COM A LISTA DO SHAREPOINT e clique em SINCRONIZAR.

clip_image014

A lista do Sharepoint foi atualizada

clip_image016

Se desejar criar primeiro pelo Project, não tem problema, siga os mesmos passos, crie as tarefas depois sincronize na sua lista, conforme figuras abaixo.

clip_image018

clip_image020

clip_image022

Depois da sincronização se houve alterações na lista através do Project e também no site do projeto simultaneamente, uma caixa de diálogo será exibida solicitando que você decida qual versão da alteração deseja manter.

· Criando um cronograma a partir da lista

Abra o Project, clique em ARQUIVO > NOVO > NOVA LISTA DE TAREFAS DO SHAREPOINT, informe a URL do site onde esta sua lista. Valide a URL e selecione a sua lista.

Lembre-se, não use uma URL que contém o nome da lista de tarefas que deseja usar.

clip_image024

clip_image026

Pronto, seu cronograma já pode ser salvo e publicado no seu ambiente.

Este artigo foi escrito pelo Diego Pereira, caso você queira um artigo publicado ou um artigo sobre um tema, mande para nós.

Abraços,

André Xavier

Categoria: Project

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.