Blog do Project - Tudo que você queria saber sobre Microsoft Project, Project Server e Project Online

Porque não vejo meus dados?

Hoje um amigo me procurou com um “problema”, inclusive estava com um chamado de suporte aberto na Microsoft. Ele falou que conseguia ver os dados de uma tabela no Odata de uma instância do Project Online ao publicar o mesmo projeto numa nova instância não retornava nenhum dado.

A tabela que ele estava consultando era a TaskTimephasedDataSet (Inglês) ou ConjuntodeDadosDivididoemFasesdeTarefa (Português).

Este “problema” acontece porque a Microsoft mudou a forma de armazenar os dados de algumas consultas Odata, propiciando a opção para mudarmos granularidade dos dados e com isso ter ganho de performance. Antigamente as tabelas de ConjuntodeDados ou DataSet vinham sempre com dados com granularidade diaria, agora podemos alterar para:

  • Nenhuma granularidade (por padrão nas novas instâncias)
  • Diariamente
  • Semanalmente
  • Mensalmente
  • Por período fiscal

Como o padrão é nenhuma granularidade para novas instâncias, a consulta deste amigo retornava vazio. Ao mudar e republicar o projeto, os dados apareceram.

Veja o vídeo abaixo um exemplo mudando a granularidade:

Tem alguma dúvida sobre esta funcionalidade? Comente abaixo…

Abraços,

André Xavier

Com um histórico de mais de quinze anos trabalhando com desenvolvimento, consultoria e gerenciamento em produtos da plataforma Microsoft. André Xavier foi fundador da Sotis Consultoria, empresa especializada em Gerenciamentos de Projetos utilizando a solução EPM da Microsoft. Em 2009 após a fusão com a BHS foi responsável pela criação e gerenciamento do escritório de São Paulo. Em 2011 de volta a Belo Horizonte, ficou responsável por toda área de consultoria da BHS. Hoje, sou Presidente da BHS e há 6 anos seguidos recebo o prêmio de Microsoft MVP de Project.

Categoria: Project Online

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.