Blog do Project - Tudo que você queria saber sobre Microsoft Project, Project Server e Project Online

Projetos não exibidos na Central de Projetos

Olá pessoal do Blog do Project,

O post de hoje vai ser bem curto, mas irá direito ao ponto e (espero eu) será bem útil. Uma das dúvidas que recebo com maior frequência dos clientes com os quais trabalho é a seguinte:

Meus projetos sumiram da Central de Projetos! O que aconteceu?

As vezes não são propriamente os gerentes de projeto que fazem essa pergunta. Também a recebo de administradores do Project Online/Server, e normalmente elas são feitas assim:

Um determinado gerente de projetos não está conseguindo visualizar alguns de seus projetos na Central de Projetos. Os projetos não foram excluídos, então, o que está acontecendo?

A princípio, tudo leva a crer que temos um bug na ferramenta. Porém, em 99,9% dos casos, não se trata necessariamente de um problema, mas sim de uma questão de ajuste… bem, me deixe explicar melhor.

Muitas empresas gostam de trabalhar com projetos mestre para melhor organizar seus programas e subprojetos. Porém, quando projetos mestre são criados na plataforma PPM, a visualização de subprojetos é automaticamente oculta na Central de Projetos. Veja o exemplo abaixo, onde uma série de projetos são exibidos para um determinado gerente:

Para exemplificar o que acontece quando projetos mestre são criados, os projetos ‘Treinamento Preparatório para Certificação PMP’ e ‘Treinamento MS Project Avançado’ serão inseridos como subprojetos do projeto ‘Programa de Formação de Gerentes de Projeto’. Uma vez que a ação é finalizada, da próxima vez que a página da Central de Projetos for atualizada os projetos não mais estarão disponíveis na visualização:

E como resolver essa questão? É simples… expanda a guia Projetos do Ribbon e procure a seção ‘Mostrar/Ocultar’. Então, marque a caixa de seleção ‘Subprojetos’:

Pronto! Seus projetos desaparecidos serão novamente exibidos na Central de Projetos:

Um forte abraço e até o próximo post!

 

Ao longo da última década, Raphael tem atuado na área de gerenciamento de projetos – em especial como consultor PPM – com atuação em todo o ciclo de vida de projetos para implementação das soluções Microsoft Project Server e Project Online, em empresas dos mais variados setores e segmentos.

Nomeado Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em 2016, Raphael procura compartilhar dicas, experiências e soluções práticas que possam ajudar a comunidade a melhorar sua performance e sua produtividade na utilização da plataforma PPM da Microsoft (Microsoft Project, Project Server e Project Online).

Deixe uma resposta