Blog do Project - Tudo que você queria saber sobre Microsoft Project, Project Server e Project Online

Criando e gerenciando até 30.000 projetos no Project Online

Criando e gerenciando mais projetos

A Microsoft soltou ontem um post falando sobre algumas melhorias no Project Online, mas a principal foi o aumento do limite de 5.000 projetos por PWA para 30.000. Semana passada postei falando um pouco sobre isto.

Ainda temos o limite de 2.000 sites de projeto por site colletion, que na verdade é uma limitação do SharePoint, mas para solucionar esta limitação a Microsoft mudou como o PWA trabalha e agora o PWA pode agredar os dados dos múltiplos site colletions. Com isso podemos ter 30.000 projetos, com 30.000 sites de projeto. Nada mal né?

Dividindo os site colletions por departamento e tendo cada projeto com seu site

Dividindo os site colletions por departamento e tendo cada projeto com seu site

Acessando a Central de Projetos de forma mais rápida

Com a mudança acima de mais projetos também significa mais dados. Cada vez que você vai a Central de Projetos, o Projeto Online calcula informações agregadas (Ex: Calculo do custo total de todos os projetos), o que diminui o tempo de resposta para montar a página. Com isto, você terá a opção de desativar informações agregadas e o gráfico de Gantt, trazendo-lhe os dados do projeto que você precisa mais rapidamente, especialmente à medida que você cria mais e mais projetos. Mais um ponto para o time do produto!

Filtrando agregação de dados dos projetos e visualização do Gráfico de Gantt

Filtrando agregação de dados dos projetos e visualização do Gráfico de Gantt

Data de mudança no OData

Outra mudança bastante aguardada é a informação para cada registro do OData de quando foi alterado, com isso qando estou usando o SQL Server Integration ou o Azure Data Factory, não preciso trazer todos os dados sempre, apenas os que foram alterados desde a ultima sincronização.

Entidades que foram adicionadas o campo Data de Modificacao:

  • AssignmentBaseline
  • AssignmentBaselineTimephasedData
  • AssignmentTimephasedData
  • Engagement
  • EngagementsTimephasedData
  • ProjectBaseline
  • TaskBaseline
  • TaskBaselineTimephasedData
  • TaskTimephasedData
  • TimesheetLineActualData
  • ResourceDemandTimephasedData
  • ResourceTimephasedData

Três excelentes novidades e que mais uma vez mostra a vontade da Microsoft em ter um produto (Project Online) realmente competitivo e solucionando os problemas dos clientes atuais e futuros.

Abraços,

André Xavier

Com um histórico de mais de quinze anos trabalhando com desenvolvimento, consultoria e gerenciamento em produtos da plataforma Microsoft. André Xavier foi fundador da Sotis Consultoria, empresa especializada em Gerenciamentos de Projetos utilizando a solução EPM da Microsoft. Em 2009 após a fusão com a BHS foi responsável pela criação e gerenciamento do escritório de São Paulo. Em 2011 de volta a Belo Horizonte, ficou responsável por toda área de consultoria da BHS. Hoje, sou Presidente da BHS e há 6 anos seguidos recebo o prêmio de Microsoft MVP de Project.

Categoria: Project Online

Deixe uma resposta