Blog do Project - Tudo que você queria saber sobre Microsoft Project, Project Server e Project Online

Meu primeiro post – Dúvida – Trabalhando com campos customizados (Departamentos)

Ola Pessoal,

Primeiramente queria agradecer o convite do André (@andrereivax) e por colocar em pratica um projeto que vinhamos pensando desde o ano passado. Meus objetivos principais (não restrintivo) serão:

– Fazer a interface entre os conceitos de Gestão de Projetos, Programas e Portfólios ao Project Professional/Stantard (stand alone)+Office(Office365) ou a plataforma Microsoft EPM( Project Pro + Project Server + SharePoint).

– Tentar tirar dúvidas pontuais e que possam ser respondidas via um post sobre o contexto acima (Sistemas de Informações em Gerenciamento de Projetos), ou seja, como a tecnologia ajuda o gerenciamento. No Geral isso poderá motivar 02 posts, o primeiro e obvio seria responder a duvida(no caso desse) e outro será uma sugestão de como utilizar-se isso aplicado “a dúvida” no Gerenciamento de Projetos.

Pegando essa objetivo da duvida. Recentemente um grande amigo do RJ e Ex-MVP em VB, Ricardo Guerra, mandou um e-mail com seguinte dúvida:

“Estou editando minha Planilha de Recursos e preciso criar uma coluna com uma lista de opções personalizadas, como departamento, por exemplo. Deve ser algo aparentemente simples, porém tentei localizar exemplos no Google  e não encontrei. Estou enviando um print em anexo,para que você possa visualizar o que estou necessitando.”

print_projectGuerra

 

Para quem nunca ouviu falar sobre campos personalizados e sua aplicabilidade, veja esse link http://office.microsoft.com/pt-br/project-help/explore-as-vantagens-dos-campos-personalizados-de-seu-projeto-HA001020286.aspx sobre o tema desde sua versão 2003. Mas vamos ao foco :

 

Passo 1 –  No Ribbon(menu) Formato, iremos em  Campos Personalizados.

clip_image002

Passo 2 – Escolha o tipo campo Recurso e tipo (texto)

Passo 3 – Por uma questão de  boa pratica eu renomiei.

Passo 4 – Atributos personalizados “Pesquisar…”. Pois o foco foi criar um campo que terá as opções de pesquisa, no caso departamentos.

clip_image004

Passo 5 – Agora é só adicionar o Departamento.

clip_image006

Passo 6 – Coisa linda, eu no PMO e Guerra no financeiro!

clip_image008

Lembrando que como não estamos num ambiente de EPM(corporativo), isso terá que ser feito para cada projeto(mpp), no seu arquivo template(mpt) ou no seu projeto “master”, mas isso já é outra história (post). Porém você poderá beneficiar-se disso na visão de grupos, filtros e grupos do caso do Guerra.

Abraços e espero que a dúvida do Guerra seja a de muitos.

Até a proxima.

@eduardofreire

Administrador com Especialização em Gestão de Projeto de Investimento pela FIOCRUZ e MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Tem experiência na área de Administração pública e privada, com ênfase em: Gestão de Projetos, Gestão/Governança Tecnologia da Informação e Sistema de Informações Gerenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos de investimentos públicos e de TI, consultoria em tecnologia da informação(Gestão/Governança Tecnologia da Informação e Sistema Integrado de Gestão-SIG). Atualmente estudante de Mestrado no Centro de Informatica (CIN) da UFPE – Linha de Pesquisa Gestão de TI – Gerencia de Projetos, agraciado com Microsoft MVP 2011 (Most Value Professional) em Project e dono da Interface – Gestão de Projetos de Colaboração.

Categoria: Project
  • Saulo Fernandes :

    Primeiro! kkk.. =)
    Gostei do blog!
    Boa sorte!
    Abraço.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.