Blog do Project - Tudo que você queria saber sobre Microsoft Project

Entendendo o funcionamento do PICO (PEAK) e Unidade de Atribuição (Assignment Units) no Project 2010

Uma nova funcionalidade no Project Professional 2010 é o PEAK (pico em português), que trabalha junto com o Assignment Units (unidades de atribuição).

Para mostrar o funcionamento irei usar os termos em português.

No Project existem 3 tipos de atividades: Unidade Fixa, Duração Fixa e Trabalho Fixo. Para Duração e Trabalho o Project ira usar o campo PICO para não perder o percentual colocado na Unidade de Atribuição.

Os cálculos antigos continuam valendo e um é alterado:

  • Trabalho Fixo
    • Quando você altera as unidades de atribuição, o Project recalcula a duração.
    • Quando você altera o trabalho, o Project recalcula a Duração.
    • Mas se você alterar a duração, o Project ira recalcular o PICO e as unidades de atribuição não serão afetadas. (NOVO)
  • Duração Fixa
    • Quando você altera as unidades de atribuição, o Project recalcula o trabalho.
    • Quando você altera a duração, o Project recalcula o trabalho.
    • Mas se você alterar o trabalho, o Project ira recalcular o PICO e as unidades de atribuição não serão afetadas. (NOVO).

Então o quadro agora fica assim:

clip_image002

Vamos a um exemplo.

· Alterando uma atividade com Duração Fixa.

clip_image004

Todas então estão com PICO e Unidades de Atribuição iguais a 100%.

Alterado o trabalho da primeira atividade “Atividade Duração Fixa” para 16hrs.

clip_image006

Aumentei o trabalho em 100% passando de 8hrs para 16hrs, com isso o valor do PICO aumentou na mesma porcentagem que o trabalho passando para 200% e as unidades continuam em 100%.

E se então alterarmos as unidades de atribuição o que acontece?

R: O valor do PICO volta a ter o mesmo valor das unidades.

Exemplo:

A Unidade de atribuição é colocada em 50%, o PICO volta para 50%. E se depois o trabalho for aumentado novamente, então o valor do PICO será alterado.

clip_image008

Com atividade de duração fixa controlada por empenho, acontece da mesma forma. O controle por empenho não causa alteração no PICO.

· Atividade de Trabalho Fixo

clip_image010

Duração de 1 dia alterada para 2 dias, o trabalho continua como 8horas e o valor do PICO cai para 50%.

Conclusão:

O PICO veio para ajudar nos cálculos e recálculos das atividades no Project 2010.

No Project 2007 quando você atribui um recurso a uma atividade com 100% nas unidades e depois você altera o trabalho/duração, o valor da unidade de atribuição será alterado mostrando qual o percentual seu recurso esta alocado naquela atividade.

Depois de alterado, todo calculo feito será em cima deste novo percentual e temos um trabalho maior para fazer os ajustes nas atividades.

Com o PICO nunca perdemos a unidade de atribuição para os tipos de atividade DURAÇÃO E TRABALHO FIXO, assim todos os recálculos serão sempre feitos sobre os 100% ou o valor que foi determinado por você, e o PICO mostrará a alteração que a atividade sofreu, informando o percentual que o recurso estará alocado na tarefa.

Este artigo foi escrito pelo Diego Pereira, caso você queira um artigo publicado ou um artigo sobre um tema, mande para nós.

Com um histórico de mais de quinze anos trabalhando com desenvolvimento, consultoria e gerenciamento em produtos da plataforma Microsoft. André Xavier foi fundador da Sotis Consultoria, empresa especializada em Gerenciamentos de Projetos utilizando a solução EPM da Microsoft. Em 2009 após a fusão com a BHS foi responsável pela criação e gerenciamento do escritório de São Paulo. Em 2011 de volta a Belo Horizonte, ficou responsável por toda área de consultoria da BHS. Hoje, sou Presidente da BHS e há 6 anos seguidos recebo o prêmio de Microsoft MVP de Project.

Categoria: Project
  • Tiago Morais :

    Andre,

    Entendi perfeitamente o conceito do PICO. Agora estou com uma dúvida/dificuldade. Eu consigo exibir o PICO no modo de exibição Gantt de Controle? Eu consegui (naturalmente) inserir a coluna, mas ela fica em branco.

    É alguma limitação ou é possível configurar o Project 2010 para exibir este dado (PICO) neste modo de exibição? Idem para a coluna Unidades de atribuição.

    Desde já, obrigado pela ajuda.

  • Andre Xavier :

    Tiago,

    O campo PICO só vai estar com dados quando for uma visão de atribuição ou Uso da Tarefa ou Uso do Recurso.
    Veja o video deste post para entender melhor sobre atribuição:
    http://mundoepm.com.br/2011/05/29/quer-entender-a-base-de-relatrios-do-project-server/
    Ajudei?
    Abraços,

    André Xavier

    • Tiago Morais :

      Ajudou sim André!! Agora é me acostumar com a nova maneira do Project apontar/informar a real atribuição do recurso quando eu lançar o trabalho real e o início e o término real de uma tarefa.

      Antes, eu via o empenho/atribuição real no campo “Nome do recurso”, porque ele já atualizava a atribuição. Agora eu vou ter que ir no modo de exibição Uso da tarefa ou Uso do recurso pra avaliar isso, mas não é nada que vai me matar… considerando as novidades, a versão 2010 continua com muito crédito…

      Muito obrigado pela atenção e ajuda…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.