Blog do Project - Tudo que você queria saber sobre Microsoft Project, Project Server e Project Online

Project 2010: Task mode ou “Modo da tarefa”

[ad]

Neste post vou falar sobre uma das grandes mudanças do Project 2010, tornando ele muito parecido com o Excel. Graças a esta funcionalidade não podemos falar que 100% das ferramentas desenvolvidas para 2007 funcionarão para o 2010.

Esta funcionalidade chama Task Mode, como não temos a versão em português, vou chutar um nome para esta funcionalidade: Modo da tarefa.

Agora na versão 2010, teremos dois modos de tarefa:image

  • Agendamento Automático
  • Agendamento Manual

 

Agendamento Automático

O agendamento automático nada mais é a forma como as tarefas trabalhavam no 2007, quando se preenchia a duração de uma atividade, a data de início e término também eram preenchidas.

Agendamento Manual

Aqui sim temos a grande mudança. A idéia é dar liberdade ao usuário, transformando o Project num Excel, ou pelo menos na liberdade de preencher os dados.

Como nos outros posts, vamos trabalhar um exemplo:

image10

Vou comentando cada tarefa da imagem acima para ficar mais fácil:

Tarefa A

A Tarefa A esta no modo de tarefa automático, veja que apenas escrevendo o nome da tarefa, o project preencheu: duração com 1d?, início e término. Reparem na segunda coluna, a de modo da tarefa, o ícone de tarefa com agendamento automático (image13).

Tarefa B e C

Primeiramente, a tarefa B já podemos perceber várias mudanças:

    1. Icone do agendamento manual (image16).
    2. Percebam que quando coloco o nome da tarefa nada é preenchido e além disso, posso escrever um texto no campo de duração e no caso da tarefa C, no campo início. Neste caso, um exemplo simples que pode ocorrer em qualquer projeto, a duração da atividade será definida depois ou o início precisa ser verificado com um envolvido no projeto.

Tarefa D, E e F

As tarefas D, E e F mostram a liberdade de escrita, podendo preencher apenas alguns campos.Reparem no gráfico de gaant, a tarefa D apresenta uma barra azul mais clara, quase transparente (image3a).  A tarefa E e F apresentam apenas o “contorno” seja do início ou do término da barra (image6 e image12 )

Tarefa G

A tarefa G não difere muito a tarefa A, apenas no gaant é demonstrada diferente, acusando que o modo da tarefa é o manual.

Tarefa H e I

As tarefas H e I, na verdade marcos (duração zero), são muito parecidas, apenas no gaant se diferem.

OBS:

Conforme disse no início deste post, qualquer desenvolvimento para 2010 deverá conferir se o modo da tarefa é o manual ou o automático, pois caso seja manual, deverá ler e escrever texto em qualquer campo, já no automático, vai depender do tipo de campo pra saber o tipo de dado a ser escrito.

Espero ter demonstrado um pouco desta nova funcionalidade do Project 2010, caso tenha alguma dúvida, postem como comentário ou mandem através do email.

Com um histórico de mais de quinze anos trabalhando com desenvolvimento, consultoria e gerenciamento em produtos da plataforma Microsoft. André Xavier foi fundador da Sotis Consultoria, empresa especializada em Gerenciamentos de Projetos utilizando a solução EPM da Microsoft. Em 2009 após a fusão com a BHS foi responsável pela criação e gerenciamento do escritório de São Paulo. Em 2011 de volta a Belo Horizonte, ficou responsável por toda área de consultoria da BHS. Hoje, sou Presidente da BHS e há 6 anos seguidos recebo o prêmio de Microsoft MVP de Project.

Categoria: Project

Deixe uma resposta